segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mãe há só uma...!


À semelhança do que fiz no Dia do Pai, hoje escrevo algumas palavras sobre a minha Mãe, para que não haja discriminações parentais, neste dia tão especial (eu sei, publico esta crónica com um dia de atraso, por motivos de agenda).

Provavelmente, esta será a crónica mais fácil de escrever, pela naturalidade com que posso falar da minha Mãe. A minha Mãe não gosta de ver as coisas desarrumadas, a minha Mãe não gosta de sujidade, a minha Mãe não gosta de ambientes com muitas pessoas, a minha Mãe não gosta de música estrangeira nos programas da televisão portuguesa.
A minha Mãe é a melhor cozinheira do mundo, e este argumento não se pode colocar em questão. Hoje ao jantar foi um Bacalhau à Gomes de Sá. E mais, teve que cozinhar para uma casa cheia, ao longo destes anos.

A minha Mãe sofreu muito, não só porque deu 6 filhos à luz, mas também porque vive de perto os problemas dos filhos. Viu um filho partir para o outro lado do mundo (Timor), viu outros doentes, e muito mais. Mas nunca virou a cara e é sem dúvida o porto de abrigo desta família. Mesmo com todos os seus problemas, não desiste.

A minha Mãe é bastante frontal, directa e sem papas na língua. E à semelhança do meu Pai, também existem muitas pessoas que não gostam da minha Mãe. Temos pena,a minha Mãe tira o cavalinho da chuva com bastante facilidade.
A minha Mãe gosta de ouvir Isabel Silvestre, Tony Carreira e Marco Paulo. Já acordei muitas manhãs a ouvir música em altos berros... nada como acordar com o José Cid quando estamos de ressaca!
A minha Mãe ganhou uma nova vida e encarou-a de uma forma mais positiva quando os meus sobrinhos nasceram. A casa ficou mais alegre e ela também.

A minha Mãe embirra com o meu Pai 167 vezes ao longo do dia. É natural, 40 anos de casamento resulta nisto, ou não?

Acima de tudo, com os ses defeitos e virtudes, a minha Mãe é uma sofredora, uma guerreira e uma grande Mulher. Não tenho muitas mais palavras para escrever, pois quem conhece a minha Mãe sabe que ela é uma mulher de crenças e de acções, e são estas as características que a valorizam.
E como sabemos, Mãe há só uma... e a minha é a melhor do Mundo.

Boas leituras,
GC

Sem comentários:

Enviar um comentário