quinta-feira, 8 de março de 2012

As Mulheres da Minha Vida

 
Hoje, 8 de Março, celebra se o Dia Internacional da Mulher. Poderia ser mais um simples dia nas nossas vidas, mas a celebração desta data é bastante justa e honrada. 

No passado dia 10 de Fevereiro, escrevi uma crónica acerca da Mulher, intitulada ‘A Mulher Portuguesa no Século XXI’ (aconselho ler ou reler), e nesse espaço desenfreado de linhas expus os meus pontos de vista relacionados com o sexo oposto, pelo que esta publicação terá apenas um significado simbólico, face às comemorações em causa. 
Ontem, enquanto navegava pelas notícias, li que o chefe de uma mesquita em Barcelona aproveitava a oração de Sexta Feira para ensinar aos fiéis muçulmanos a melhor forma de corrigir os ‘comportamentos desviantes’ das mulheres. Em primeiro lugar, subiu me à cabeça a tremenda pobreza moral, ética, intelectual e humana que esta religião padece. Mas o tema de uma das próximas crónicas será relacionado com a Igreja, portanto, não me vou estender em demasia. E em segundo lugar, como me disse alguém próximo, não me venham pedir para ser compreensivo e tolerante com essa gente que reza de rabo para o ar, que tanto flagela e subverte os direitos das mulheres. 

Este é mais um pequeno exemplo que as mulheres podem encontrar sobre a discriminação contínua e sem precedentes a que assistimos em pleno Século XXI. Felizmente, e como já tinha escrito anteriormente, confio nas capacidades das mulheres para superarem todos os momentos difíceis que se apresentam na estrada da vida. 
Uma maior formação académica, conjugada com a emancipação total feminina, veio possibilitar à mulher alargar os seus horizontes e as suas perspectivas de vida. Ela é dona e senhora do seu destino. 

Devemos ter sempre em mente a luta feminina, que passa pela igualdade de direitos, por mais posições em cargos de decisão e por uma melhor remuneração ao final do mês, pois o profissionalismo e o desempenho da Mulher é tanto igual ou melhor do que o dos homens. Há que manter uma postura de coragem, irreverência, organização e de optimismo, que vem valorizar o papel da mulher na sociedade contemporânea, sobretudo no Ocidente. 

Não me vou prolongar muito mais, pois como referi, as minhas ideias essenciais sobre este tema já se encontram escritas, basta apenas navegar um pouco pelo Sweet Dreams. Quero apenas desejar um excelente Dia da Mulher para todas as seguidoras atentas das minhas palavras, esperando contar com a vossa atenção para mais publicações futuras. Muita confiança e auto – estima são os ingredientes necessários para o sucesso pessoal e laboral. 

Às mães dos meus sobrinhos, cunhada DR e irmã RC; à minha namorada JC, pela paciência e dedicação que tem por mim, porque nem sempre é fácil lidar com este mau feitio; à mulher mais corajosa que conheço, a minha Mãe. 

Boas leituras, 
GC

Sem comentários:

Enviar um comentário