segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Insustentável Leveza da Mudança

 
Passado 1 ano e 10 meses desde a minha última publicação, decidi voltar a dar asas aos pensamentos que vão navegando na minha cabeça.
E nada como voltar com um tema que me é bastante especial: a mudança.

A nossa vida é feita de mudanças, umas mais fáceis de encaixar, outras um pouco difíceis de digerir. Passamos por muitas ao longo da vida: a entrada na escola primária, a passagem para o básico e depois para o secundário. O choque académico. A entrada no mercado de trabalho ou até mesmo a mudança de emprego. Ir viver sozinho ou junto, casar, ter filhos, etc. Como podem ver, a vida é repleta de mudanças
Nem sempre é fácil encaixar uma mudança ou decidir avançar para uma. Muitas vezes estamos "colados" à nossa zona de conforto e ao nosso "quintal", o que não nos permite avançar para novos desafios. Mesmo que essa zona de conforto esteja repleta de monotonia, infelicidade ou simplesmente de comodismo.

Sem dúvida que as mudanças são a melhor forma de evoluirmos enquanto pessoa, pois obrigam-nos a apurar os instintos primordiais, tais como a adaptação e a comunicação. Muitas vezes as mudanças não correm como nós pretendemos, mas não devemos esmorecer. Só errando é que nos apercebemos das imperfeições, que nos permitirão corrigir comportamentos e tomadas de decisão. Penso que esta é a magia da coisa.
Hoje em dia a sociedade vive numa alta-rotação sem precedentes. Cada vez é exigido mais e melhor às pessoas... com menos recursos. Sejam eles monetários, humanos ou temporais. É aqui que reside a capacidade de ultrapassar obstáculos e de adaptação às mudanças.

Também há fases na nossa vida em que temos de arriscar e de mudar todo o paradigma. Na minha opinião, não devemos ficar impávidos e serenos no nosso "quintal", como já referi acima. Todas as mudanças acarretam riscos, prós e contras. Mas acima de tudo temos que colocar a nossa felicidade e o sentimento de realização pessoal em primeiro lugar. Por muito que custe a tomar a decisão de mudança, compete somente a nós assumir os riscos e lutar para que sejamos recompensados no futuro.

Muitas vezes costumo dizer que a vida é uma estrada. Com caminhos mais ou menos penosos. A mudança é sem dúvida o pisca-pisca que nos encarregamos de ligar. O que vem a seguir está nas nossas mãos: suor, esforço, dedicação, sacrifício e sobretudo, respeito por nós e pelos outros.

Hoje decidi colocar um pisca-pisca na minha vida. Voltei a escrever. Entre outras coisas.
E espero voltar aqui com muito mais frequência.

"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro." {John F. Kennedy}

Boas leituras,
GC

Sem comentários:

Enviar um comentário