sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os ciclos da Vida


E o foi o final de mais uma etapa na minha vida. Ao fim de 4 anos de muito trabalho, esforço e dedicação, consegui terminar a minha licenciatura em Finanças e Contabilidade, no ISCTE-IUL. Agora segue-se o mundo do trabalho, mas antes gostaria de enaltecer e de agradecer a um conjunto de pessoas e de instituições que estiveram ao meu lado durante o percurso académico. Porque a vida só faz sentido se for vivida de forma preenchida e intensa.

Aos meus pais. Sem eles nada disto teria sido possível. O imprescindível apoio financeiro, não só para materiais, mas para propinas, transportes, refeições... foram incansáveis e fico-lhes bastante grato. Conseguiram formar 6 filhos, e esta é talvez a sua maior vitória. Os meus irmãos também tiveram um papel importante, motivando-me e dando-me vários conselhos que tive em conta.

Aos colegas de curso. São vários e seria injusto mencionar os nomes um a um, no risco de faltar alguém. Mas eles sabem quem me marcou neste percurso académico. Eles foram o ponto-chave de todo o sucesso. Conheci pessoas extraordinárias, mais velhas, mais novas, com diferentes perspectivas de vida e maneiras de pensar. Foi este o maior choque na transição do ensino secundário para a faculdade, mas como dizia Pessoa, 'primeiro estranha-se... depois entranha-se'. Os trabalhos de grupo, as aulas, os almoços, os desabafos, as piadas, as noites em Lisboa, o companheirismo e a vontade de fazer o melhor possível para ajudar o colega. Nunca tive fato académico nem fiz bênção das fitas, porque não fui muito ligado à tradição académica. Fui praxado e nada mais. Respeito quem siga os ideais académicos, pese embora muitos estudantes abusem do estatuto que uma capa e um fato lhes confere. Mas como esse não é o tema desta publicação, passemos à frente. Preferi vestir o fato-macaco ao longo destes 4 anos e as minhas fitas são as memórias que ficaram de todos os colegas, pois essas ninguém me as pode tirar. Um imenso obrigado a todos eles.

Aos amigos e amigas do coração. Aqueles que conheço há mais de 10 anos para cima e alguns mais recentes. Foram eles que aguentaram as minhas neuras, os meus desabafos e as minhas angústias. Estiveram sempre disponíveis para me ouvir, aconselhando-me da melhor maneira possível. Fizemos jantares intermináveis, corremos tudo o que era festa popular, fomos às noites longas de Lisboa, agarrámos nas bicicletas e percorremos vários trilhos, vivemos carnavais e natais em casa uns dos outros... Sem eles, a vida minha seria a preto e branco. Não vou mencionar novamente nomes, por uma questão de respeito. Mas deixo um profundo obrigado.

Ao Clube Atlético de Pêro Pinheiro e ao Alcainça Atlético Clube. Estas duas instituições fizeram parte do meu percurso académico, tanto como jogador, tanto como elemento das equipas técnicas. Nem sempre foi fácil conciliar o futebol com a faculdade, pois havia dias em que o cansaço físico e psicológico era tremendo. Mas foi graças ao futebol e às pessoas que conheci nos dois clubes que aprendi a valorizar o sentido de responsabilidade, transparência e organização. Sempre fui uma pessoa que exigiu o máximo de si, que gosta de ter os seus dias preenchidos, e acima de tudo, tento acrescentar um pouco de valor à vida das pessoas. E foram essas mesmas pessoas, que na sua maioria, sempre me fizeram ver o lado positivo da vida, encarando as derrotas com vontade de fazer mais e as vitórias com seriedade. Nesta pausa que fiz do futebol, olho para trás e sinto orgulho naquilo que construí. Mas o mais valioso é a amizade que ficou. Um por todos e todos por um. Obrigado pela grande escola de vida que me proporcionaram.

À minha namorada. Não é fácil lidar com a minha personalidade e com as minhas inseguranças, mas a trave-mestra sempre esteve lá quando precisei dela. Mais do que ninguém, acompanhou o meu percurso desde o 12º ano até ao final da faculdade. Passámos por tempestades, batemos com a cabeça na parede e enfrentámos várias críticas. Mas sobrevivemos e estamos cá para dar a cara. O maior agradecimento vai para ti, que sempre me apoiaste, sobretudo nas derrotas. E viveste as minhas vitórias como se fossem tuas. Defendeste-me das críticas como ninguém e choraste por mim. Penso que não existem maiores provas de amor do que aquelas que me deste. Esta vitória é para ti!

Chego ao final com um nó na garganta, pois recordar tudo aquilo que passei ao longo destes 4 anos faz-me ver o quanto cresci. Penso que não fiz nenhum inimigo, pois esse não é o meu cavalo de batalha. Cometi muitos erros, estive de joelhos no chão e perdi a esperança por várias vezes. Mas o que nunca se pode perder é a auto-estima e a capacidade de superação. A vida é uma questão de perspectivas e muitos dos nossos problemas comparados com os de outras pessoas... não são nada. Sempre fiz questão de ser o mais transparente possível com as pessoas que estiveram ao meu lado, porque esta é a minha maneira de estar na vida. 
Para os que terminaram a licenciatura este ano, espero que se revejam nalgumas destas palavras. Para os que ainda estão na faculdade, nunca se esqueçam da determinação e da vontade de provar a vocês mesmos que conseguem ultrapassar todas as barreiras. E para os que vão entrar no ensino superior, nada de ter medo, pois a vida é feita de ciclos e temos que saber olhar para o nosso futuro.

Segue-se uma etapa ainda maior na minha vida: a entrada para o mundo do trabalho. Porque estamos sempre a aprender, é com a máxima ambição e dedicação que encaro este desafio.

'O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho... é no dicionário.' {Albert Einstein}

Boas leituras,
GC



Sem comentários:

Enviar um comentário